O mundo moderno tem exigido de nós cada vez mais produtividade. A rotina corrida, o excesso de informação ao qual somos expostos no dia-a-dia e o turbilhão de coisas que precisamos dar conta muitas vezes nos levam ao esgotamento físico e mental.

Esse esgotamento afeta diretamente nossa saúde e está ligado a transtornos como a ansiedade, que afeta 86,5% da população brasileira segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2020. Sabemos que a ansiedade gera um grande bloqueio para a nossa criatividade e produtividade, e muitas vezes nos faz paralisar diante os desafios da vida.

Como ter mais disposição e vitalidade diante de tempos tão caóticos?

Muitas pessoas têm encontrado nas terapias alternativas com cristais as ferramentas para viver uma vida de qualidade e aprimorar sua forma de trabalhar e produzir, isso por que os cristais condensam uma enorme quantidade de energia vital do planeta Terra, já que são formados no seu interior durante milhões de anos. E o mais bacana é que essas pedrinhas preciosas além de possuírem uma beleza magnífica emanam vibrações constantes que podem ser extremamente benéficas para os nossos corpos físico, mental e emocional se utilizadas da forma correta.

Toda a matéria do universo é formada por energias em eterno movimento e os corpos físicos interagem entre si trocando energias em formas de ondas magnéticas. Os cristais como parte da matéria universal emitem uma vibração natural. Cada pedra possui energias e funções típicas das mais diversas finalidades e formas de atuação.

Quando se trata da busca pela vida que desejamos existem determinados cristais que atuam de forma expansiva na criação da vitalidade que necessitamos. Vamos aqui falar sobre os 5 cristais mais potentes para a criação de mais disposição para a sua rotina e algumas dicas de como utilizá-los.

1. Cornalina

A cornalina é um cristal vermelho acastanhado que induz à liberação de nossas energias internas ligadas à determinação, à coragem, à auto motivação e à força. Ela possui o poder do elemento fogo, é ligada ao chakra da raiz sendo capaz de ativar a nossa criatividade, vitalidade e sexualidade. Pode ser muito útil quando desejamos alcançar determinado objetivo pois esse cristal nos coloca em ação e movimento, fazendo-nos sentir bem dispostos para ir atrás dos nossos sonhos.

Para quem tem problemas com a distração a Cornalina pode ser uma incrível auxiliadora pois induz ao foco necessário, ajudando a estabilizar a rotina, nos ligando à realidade de forma criativa. A cornalina também pode alterar o humor ajudando aquelas pessoas que são mais tímidas a se tornarem extrovertidas e tomarem coragem para falar em público. Suas propriedades minerais são benéficas para a saúde física e mental, estimulando o metabolismo, a fertilidade e a circulação energética do corpo, além de aliviar a ansiedade proveniente dos medos e das inseguranças. É uma pedra que nos engaja em direção às nossas potencialidades, favorecendo o sucesso em todas as áreas.

Por ser uma pedra muito poderosa ela possui a propriedade de auto-regeneração energética, ajudando a limpar o ambiente e também outros cristais. Você pode programar a pedra para que se amplie a sua força, deixando-a por cerca de algumas horas à exposição natural da luz solar ou comandando a frequência que desejar através da meditação para que ela traga bons resultados para a sua vida.

 

2- Ágata de fogo

Seguindo a linha de pedras de cor vermelha e alaranjada temos a Ágata de Fogo. Esse cristal possui um magnetismo vibrante que nos inspira ao autocuidado.

Ligada a energia regenerativa da terra, ela estimula o poder pessoal, a vitalidade e aumenta a libído. Muito utilizada na medicina tradicional chinesa, sua vibração age diretamente nos sistema nervoso e endócrino, melhora a circulação do sangue e tem o poder curativo de resfriar o corpo reduzindo os calores da menopausa.

A Ágata de fogo combate o cansaço físico ao limpar e desobstruir bloqueios no campo energético, reabilitando as funções normais de nossa saúde. Esta também é uma pedra voltada para o autoconhecimento, que é fundamental para termos uma vida de qualidade. Ela clareia a autopercepção e o autoentendimento nos ajudando a solucionar questões ocultas da nossa vida quando utilizada com regularidade. Você pode segurá-la por um longo tempo, posicioná-la em cima dos chakra da raiz, sexual ou até mesmo o chakra do terceiro olho e assim obter os resultados benéficos de sua atuação.

 

3. Citrino

É uma pedra de cor amarelada ligada ao chakra do plexo solar, muito utilizada para eliminar a preguiça, o cansaço, a tristeza e a estimular a alegria interior. O citrino vibra nas ondas da energia solar influenciando positivamente na geração de mais energia para encarar o dia-a-dia.

O cristal auxilia na tomada de decisões e no encontro do que é verdadeiro para a nossa vida, através do censo de certeza interior. Este cristal induz à pensamentos prósperos e abundantes, nos levando a acreditar no nosso potencial e em como podemos ser e viver a nossa melhor versão. Sua propriedade curativa auxilia na desintoxicação do fígado, purifica o sistema digestivo e elimina infecções renais. É muito recomendada para pessoas que lidam com excesso de informações que causam o esgotamento mental, como por exemplo, estudantes.

Para atrair prosperidade e boa fortuna para a sua vida através do citrino você pode espalhá-lo em cantos estratégicos da sua casa ou utilizá-lo como uma jóia, da forma que a sua intuição lhe indicar. Para usufruir de suas propriedades curativas você pode posicionar o cristal onde deseja receber sua vibração e visualizar uma luz amarela na direção do local durante o seu processo meditativo. Assim como a cornalina, o citrino também possui o poder de autolimpeza energética e pode ser utilizado para limpar outros cristais e objetos.

 

4. Quartzo Fumê

Para que possamos obter melhor disposição é necessário que estejamos em paz, serenos para realizar as múltiplas tarefas da nossa rotina. Uma pedra excelente para promover uma atmosfera favorável à tranquilidade e ao relaxamento é o quartzo fumê. Esse cristal tem como propriedade absorver e transmutar qualquer tipo de energia densa, purificando a aura e o ambiente externo ao corpo.

O quartzo fumê induz à clareza mental, foco, paciência e traz pensamentos positivos eliminando qualquer tipo de estresse. É excelente na construção de uma rotina prática e organizada, fundamental para pessoas atarefadas. Num mundo em que estamos cercados de aparelhos eletrônicos, os utilizamos praticamente como extensão do nosso corpo, esse cristal pode ser excelente para combater os efeitos negativos de radiações de celulares e outros equipamentos.

Seus efeitos terapêuticos combatem problemas abdominais, dores nos quadris e pernas. Regula os fluxos de energia no corpo, combate dores de cabeça, enxaquecas e harmoniza o sistema nervoso. Após um dia de muita correria você pode tomar um delicioso banho e na hora de deitar colocar o quartzo fumê debaixo do seu travesseiro para combater a ansiedade e a insônia, ou apenas segurá-lo nas mãos, em silêncio durante alguns minutos. Como esse poderoso cristal absorve muitas energias negativas é importante estar constantemente limpando-o e energizando-o, pelo menos uma vez ao mês ou após processos de cura intensos. Você pode lavar o cristal em uma solução de água e sal grosso e depois expô-lo à luz solar, principalmente nas primeiras horas do dia.

 

5. Amazonita

Por último temos a Amazonita, uma linda pedra de tons esverdeados que facilita a harmonização da nossa aura, induzindo benefícios à nossa saúde física e espiritual. Dotada do poder de autocura, nos ajuda a lidar com sobrecargas, cobranças, pesos externos e energias densas que muitas vezes não vemos mas que estão atuando de forma eletromagnética no nosso campo energético, influenciando diretamente no nosso bem-estar.

Nos dias atuais é praticamente impossível estar alheio às diversas energias conturbadas que nos rodeiam. É muita coisa pra dar conta! Mas podemos utilizar pedras como a Amazonita para aliviar toda a tensão que recai sobre os nossos ombros. Ela alivia dores de cabeça, dores no peito e nas costas, harmoniza o sistema nervoso e até mesmo os sintomas da famosa TPM, trazendo vitalidade, bem-estar, calma e liberdade. Está intimamente ligada às ancestralidades indígenas e ao xamanismo, por isso é ideal que seja utilizada como um amuleto.

Você também pode utilizá-la debaixo do travesseiro antes de dormir ou como uma jóia. Para limpar e energizar a pedra você deve lavá-la em água corrente ou até mesmo depositá-la na terra para que possa descarregar toda a densidade que ela absorve. Entender a energia dos cristais pode ser uma ferramenta incrível para melhorar a sua vida, das pessoas e o ambiente ao seu redor.

Cada pedra tem seu mistério, beleza e sabedoria, basta que você se abra para o seu processo de autoconhecimento. Ao buscar o auxílio destas preciosidades que a natureza te oferece no avanço no seu processo de cura você se abre para receber as infinitas energias positivas que o Universo tem disponíveis para você.

Utilizar a magia dos cristais fará com que você se sinta cada dia mais disposto para encarar os desafios da vida e viver uma realidade mais equilibrada e harmônica.