
Características
História
Não é exagero dizer que a Ametista possui raízes pré-históricas, pois sua trajetória data do período Neolítico até o seu uso como símbolo do celibato pela Igreja Católica.
Já na Idade Média, talismãs, bem como amuletos místicos da pedra eram produzidos com o significado de sobriedade, bem como preservação da castidade.
Além disso, a Ametista também é personificada na mitologia grega por uma ninfa que teria sido perseguida pelo deus Dionísio, quando este encontrava-se embriagado.
Auxiliada pela deusa Ártemis, a ninfa teria sido transformada num cristal transparente, que ganhou a coloração violeta por conta do vinho de Dionísio, a saber: a pedra Ametista.
Significado
A Ametista é frequentemente chamada de “pedra da alma” e a origem do seu nome vem da palavra grega “amethustos”, que significa “não intoxicar”.
Por isso, acreditava-se que, se alguma pessoa bebesse um cálice com conteúdo integral de Ametista, ficaria eternamente purificada e jamais perderia a sua sobriedade.
Benefícios da Ametista
O cristal Ametista proporciona diversas vantagens para as pessoas que se utilizam dele em seu dia-a-dia.
No entanto, é importante ressaltar que esses benefícios podem variar de acordo com o organismo de cada um, isto é:
Em algumas, certas propriedades podem ser mais afloradas, já em outros os efeitos positivos poderão ser sentidos em áreas distintas.
Como principais benefícios, podemos listar:
- A purificação de ambientes (internos e externos).
- O fortalecimento de laços familiares e de amizade.
- O desvio de energias negativas ligadas ao corpo e à mente.
- O destrave de fobias e traumas ligados à infância.
- O fortalecimento contra interferências de forças sombrias.
- O equilíbrio da flora intestinal.
- A aceleração do metabolismo, promovendo mais disposição para as atividades do dia-a-dia.
- O estímulo de hormônios como a endorfina e a serotonina, que previnem contra as doenças da alma, entre elas a depressão.
- A melhora da memória e da organização dos pensamentos.
- A resistência à embriaguez e aos estados alterados da mente, que são prejudiciais à saúde e à boa conduta.
- O estímulo ao foco e à concentração cerebral.
- A facilitação do processo de relaxamento, seja para descanso numa boa noite de sono, ou para meditação.
Indicações e contraindicações
A pedra Ametista é ideal para pessoas de qualquer sexo, embora seja mais utilizada por mulheres maduras e resolutas, que gostam de cultivar bons relacionamentos e que valorizam suas experiências, sejam essas na vida pessoal (profissão, família, viagens, entre outros), ou no plano espiritual.
Não há contraindicações, contudo, pessoas céticas tendem a ter dificuldades de perceber os benefícios proporcionados pela pedra.
Modo de usar o cristal Ametista
Por possuir influência em diversas áreas da vida, o cristal Ametista também pode ser utilizado de formas distintas. Entre elas, cabe destacar:
a) No pulso esquerdo – Protege contra a ação de bandidos e enfermidades. Também permite que a pessoa tenha sonhos e visões relacionadas ao seu futuro. Quem deseja obter tais benefícios têm uma excelente oportunidade no site da Mahlaga, pois a Pulseira de Ametista está com uma promoção super especial.
b) No chakra frontal (ou seja, na testa) – Fortalece a capacidade meditativa e de intuição, espantando pesadelos noturnos, desobstruindo caminhos espirituais e trazendo alívio ao coração e à mente.
Frequentemente, é utilizada debaixo do travesseiro ou no lado esquerdo da cama por - pelo menos - 30 minutos, para reforçar esses objetivos.
c) Para dores no corpo – Neste caso, deve-se mergulhar o cristal em água quente e, após secá-lo, aplicá-lo diretamente na região dolorida.
Esse processo é muito utilizado para enxaquecas e dores de dente e pode ser repetido até sete vezes, quando a dor for muito intensa.
Para este fim, a loja Mahlaga possui a opção ideal, que também está em promoção no site.
Sugestão de Meditação
Como já informamos, a Pedra Ametista possui benefícios especiais para os adeptos da meditação. Dessa forma, segue abaixo nossa sugestão em 10 etapas passo a passo:
- Utilize o cristal Ametista sobre a testa (chakra frontal) por, no mínimo, 10 minutos. Essa etapa inicial não deve exceder 20 minutos.
- Olhe fixamente para a pedra Ametista por mais alguns minutos, procure observar cada detalhe e, em seguida, feche os olhos: tente visualizar novamente os mesmos detalhes através de sua memória fotográfica.
- Respire de forma profunda, bem como lenta por sucessivas vezes e, gradativamente, vá inclinando seu corpo - de maneira confortável - até encontra-se na posição horizontal, com a barriga para cima. Feito isso, coloque o cristal sobre sua testa e continue respirando pausadamente.
- Abstraia qualquer tipo de pensamento nesse momento, busque relaxar sua mente até sentir o corpo ficar relaxado também.
- Agora, já sem se incomodar se algum pensamento lhe sobrevier, mantenha os olhos fechados.
- Busque visualizar, mais uma vez, a Ametista (ainda sem abrir os olhos). Imagine que ela, do tamanho que você a viu, começa a crescer lentamente até alcançar o volume de uma montanha.
- Olhe ao seu redor e perceba as montanhas de Ametista se replicando e lhe envolvendo. Seu formato, agora, lembra o de uma Cordilheira.
- Embora lhe cerque, você não se sente como numa prisão. Ao contrário, a Cordilheira de Ametista lhe confere segurança. Por isso, novamente fique à vontade para explorar cada detalhe da pedra (interno e externo).
- Quando sentir que a exploração do cristal já foi suficiente, contemple o mesmo voltando ao seu tamanho original. Permaneça com a respiração calma e profunda até retornar ao seu estado de alerta natural.
- Abra os olhos e registre, da maneira que achar melhor, os sentimentos extraídos dessa meditação. Se lhe parecer conveniente, pode tentar desenhar algumas das visões.
Outros detalhes
Há detalhes que podem auxiliar nessa meditação, tais como: ter um ambiente limpo e aconchegante para deitar-se, pouco (ou nenhum) ruído, trilha sonora natural (som de pássaros, vento sobre vegetação, cachoeira, entre outros) ou instrumental em volume moderado.
Outra questão importante é a pedra Ametista que você irá utilizar: a mesma não deve possuir peso muito superior à 500 gramas, nem inferior à 250 gramas. O ideal é que ela possua tamanho próximo de 10 centímetros.
No site da Mahlaga você encontra a Drusa Ametista Natural Bruta, que é a mais indicada para esse tipo de experiência. Aproveite, pois ela ainda está com valor promocional!
Cuidados com a Pedra Ametista
A Ametista é um cristal de excelente durabilidade, se armazenado e higienizado da maneira correta. É muito importante evitar o contato com produtos químicos, como - por exemplo - limpadores de uso doméstico.
A higienização adequada é feita apenas com água corrente e sal grosso. Dessa forma, além de limpa, a sua pedra se manterá energizada.
A Ametista também pode renovar suas energias através da luz solar. No entanto, nesse caso, existem detalhes significativos que precisam ser observados:
- Evitar os horários de maior intensidade do sol, isto é, minutos próximos ao meio-dia.
- A exposição ao sol, por dia, não pode ser superior a 30 minutos (contínuos) ou 90 minutos (espaçados).
- Períodos onde chuva e sol ocorrem simultaneamente são ideais para a energização da Ametista.