FRETE GRÁTIS EM COMPRAS ACIMA DE R$299

agosto 26, 2019 1 Comentário

O que é Aromaterapia?

Trata-se de um ramo, dentro da fitoterapia – área da ciência que se dedica a estudar o uso medicinal dos vegetais – que trabalha com tratamentos, que se baseiam no uso de aromas diversos e seus respectivos efeitos sobre a saúde do indivíduo.

É considerada uma terapia holística, isto é, advinda do holismo – que trata qualquer problema ou questão,através de um olhar global, e não específico.

São utilizados para a aromaterapia os óleos essenciais de plantas, obtidos de determinadas plantas, chamadas aromáticas. Podem ser aplicados de forma pura e isolada, ou combinadamente, em mistura a outros aromas, para benefícios específicos.

 O que são Óleos Essenciais?

Tratam-se de substâncias, altamente concentradas, que são voláteis. Seus princípios ativos – ou efeitos – podem variar, de acordo com a composição química de cada óleo. Nos óleos essenciais, há variação de cada uma de suas características, ou seja, cada óleo tem seu aroma, sua densidade e sua cor.

 Como os Óleos Essenciais são aplicados na Aromaterapia?

Os chamados veículos – ou seja, meios que promovem a absorção pelo corpo – são diversificados: loções, géis, cremes para serem aplicados sobre a pele ou até mesmo puros, podendo ser inalados. Podem ainda ser vaporizados sobre áreas específicas; aquecidos, para liberar o aroma em ambientes; e até mesmo em banhos, misturados à água.

Como Funciona a Aromaterapia?

Como, em geral, os aromas envolvidos na aromaterapia são muito agradáveis, agem imediata e diretamente no sistema nervoso central, o que leva o organismo a produzir mais ou inibir determinados hormônios, mediadores químicos orgânicos, ou secreções, que acabam por resultar em modificações da saúde.

A Aromaterapia é muito versátil: os óleos podem ser usados de várias maneiras, podem ser ingeridos, usados em cremes de massagem, inalações, banhos de imersão, compressas, sabonetes, escalda pés, aromatização de ambientes, entre outros. Lembrando que alguns óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente sobre a pele, devendo ser diluídos em óleos 100% vegetais.

 Quais os Benefícios da Aromaterapia?

 Equilíbrio do Corpo e da Mente sendo divididos em três principais ramos:

Dermatologia: Trata diversas desordens de unha, pele e cabelo como micoses, queda de cabelo, feridas, hematomas, além de trazer benefícios estéticos para celulites, estrias e desidratação da pele.

Aromacologia: Inclui os benefícios para a área psíquica e emocional. Existem óleos com ação estimulante que trazem segurança, autoestima, criatividade, relaxamento e bom humor.

Terapias: Medicina alternativa para diversas doenças e desordens.

 

 Principais óleos e suas utilizações

Lavanda

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais
É o óleo mais usado na aromaterapia, e o mais versátil. É o óleo número um no combate ao estresse e às tensões nervosas. Excelente no tratamento da insônia: basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão. Alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, borrachudos, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras de sol ou por combustão, aliviando a dor, cicatrizando e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Como é hipoalergênico, pode ser usado no banho de bebês: duas gotas diluídas em leite são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de acalmar. No escalda-pés, relaxa e revigora pés, calcanhares e tornozelos. Fornece alívio imediato nas cólicas menstruais e estomacais. Excelente para pele e queda de cabelo. Enfim, é um curinga mesmo! 

Melaleuca (Tea Tree)

Boa para quase todos os tipos de infecções. Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos. Muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico. Desodoriza os pés. Combate o mau hálito. 

 

Alecrim

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Bom para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza. Estimula a circulação. Na massagem capilar, previne a queda de cabelo, combate a caspa e é indicado para cabelos ressecados. É um ótimo antídoto contra o estresse. Muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática. Aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho.

Eucalipto (Eucaliptus globuius)

Excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.

Laranja (Citrus sinensis)

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. Por apoiar as funções renais e da bexiga, é indicado no tratamento de disfunções desses órgãos. De aroma extremamente agradável, envolvente e suave, é apropriado para o uso infantil, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo, ou quando o intuito da criança é chamar a atenção. Descongestionante linfático, é excelente para ser usado durante a drenagem linfática, diluído em óleo vegetal de abacate. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre. Fortalece cabelos quebradiços.

O assunto Aromaterapia é muito vasto mas realmente é um estudo maravilhoso, super completo e com muitos resultados terapêuticos. 


1 Resposta

Zarah
Zarah

dezembro 31, 2019

Gostaria de comprar no atacado

Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.

Inscreva-se